Projeto Culinária da Vovó
CULINÁRIA DA VOVÓ
JULHO DE 2014
APRESENTAÇÃO
O presente projeto surgiu do interesse dos próprios idosos e dos técnicos de referência do CRAS, no intuito de resgatar e preservar os aspectos culturais da região no que diz respeito às práticas culinárias, em especial do Municipio de Monte das Gameleiras. Como também contribuir para a interação dos usuários e a participação grupal, uma vez que estimulará o debate em torno do tema.
O projeto Culinária da Vovó tem como meta a construção de um livreto que visa resgatar as vivências histórias de seus colaboradores em torno de suas receitas. O Encerramento do Projeto se dará com a apresentação do material para o Grupo de Idosos Melhor Idade numa cessão de degustação de algumas receitas que serão disponibilizadas no livreto. O livreto será distribuído para os usuários colaboradores, podendo ser exposto em feiras e ações sociais/culturais da região.
O público alvo será os idosos usuários do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, assim como do Centro de Convivência do Idoso – C.C.I. localizado no município de Monte das Gameleiras.
O tempo de execução previsto para o projeto será de 2 meses, a contar da data de iniciação do Projeto Culinária da Vovó.
JUSTIFICATIVA
O ato de se alimentar não é apenas biológico, mas é também social e cultural. Possui um significado simbólico para cada sociedade, e para cada cultura. É fator de diferenciação cultural, uma vez que a identidade é comunicada pelas pessoas também através do alimento, que reflete as preferências, as aversões, identificações e discriminações.
Através da alimentação, é possível visualizar e sentir tradições que não são ditas. A alimentação é também memória, opera muito fortemente no imaginário de cada pessoa, portanto, as práticas culinárias de uma determinada localidade são de suma importância para a busca de sua identidade, para manutenção de um arcabolço histórico que se