PROJETO CRIANÇA NEGRA
TAYLINE ULRICH
O BILINGUISMO APLICADO À EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SURDOS
PONTA GROSSA
2014
FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
TAYLINE ULRICH
O BILINGUISMO APLICADO À EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SURDOS
1 TEMA
Educação
2 TÍTULO
O bilinguismo aplicado à educação especial de surdos
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
O bilinguismo faz uma presente importância na educação, o qual propõe um aprendizado efetivo e dinâmico na formação de cidadãos. Mais importante ainda é o bilinguismo presente na educação especial de surdos, onde são ensinados desde a infância como primeira língua a libra e a Língua Portuguesa como a segunda, reconhecendo a língua oficial do país a qual não deve ser ignorada. A língua de sinais deve ser adquirida, pela interação da comunidade surda, desenvolvendo a comunicação entre eles. Diante do exposto questiona-se, qual a importância da Educação Bilíngue ser aplicada à Educação Especial de surdos?
4 JUSTIFICATIVA
A educação bilíngue é um caminho novo, um olhar diferente diante dos surdos, é a ponte entre o que vivem e compreendem do mundo, como veem o outro, suas dificuldades e limitações são respeitadas, o surdo utiliza-se de sua língua natural para aprender e se expressar. O bilinguismo é definido como o uso de duas ou mais línguas, é possível afirmar que a maioria das pessoas surdas que usa a língua de sinais e a língua majoritária pode ser considerada bilíngue. Para que possam ter uma educação bilíngue, a escola deve ter pelo menos duas línguas em seu contexto educacional, demonstrando a importância de cada uma delas dentro do espaço escolar, optando assim por uma política linguística da coexistência de duas línguas.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a necessidade do sistema bilíngue (língua de sinais como a primeira língua e Língua Portuguesa como a segunda) desde a nascença de pessoas com deficiência auditiva.
5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar a importância da aprendizagem da língua de sinais