projeto corpo e movimento reeditado
Tema: Corpo em movimento no maternal.
Acadêmica: Divonete Bittencourt Série: maternal, Idade: 2 anos
2. Justificativa; Estimular simultaneamente o desenvolvimento motor e psicológico das crianças em uma brincadeira divertida e inteligente, como por exemplo aperfeiçoamento da agilidade, percepção de espaço, concentração, atenção, raciocínio cultural e disciplinar, alem da coletividade e espírito esportivo de saber lidar com vitórias e derrotas. O jogo e a brincadeira nas aulas de Educação Física tem como pressuposto, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados. Durante a prática lúdica, a criança exercita suas capacidades de relacionamento, aprende a ganhar, a perder, por-se, expressar suas vontades e desejos, negociar, pedir, recusar, compreende que não é um ser único e que precisa viver em grupo respeitando regras e opiniões contrárias.
As atividades psicomotoras também se constituem nas aulas como suporte das aprendizagens cognitivas. O movimento neste caso, serve como recurso pedagógico visando o sucesso da criança em outros campos do conhecimento. Brincando a criança educa a sua sensibilidade para apreciar seus esforços e tentativas, o prazer que atinge quando consegue finalizar uma tarefa (pegar um colega, saltar sobre um obstáculo) faz com que sinta realizada por atingir uma meta, elevando sua auto-estima. A brincadeira desafia a criança.
3. Objetivo geral; Aprimorar o trabalho em grupo através dos jogos cooperativos proporcionando o melhor conhecimento do seu corpo e seus limites, promovendo a atividade física como meio de aperfeiçoar os movimentos, estimulando a superação de metas.
3.1 Objetivos específicos;
Reconhecer as cores primárias
Respeito as regras e cooperação;
Desenvolver o trabalho cooperativo;
Desenvolver a competitividade;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Estimular o equilíbrio da