Projeto contra o bullying e as drogas no espaço escolar
Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, bem como o uso de drogas pelos adolescentes na unidade escolar, além de buscar a valorização das formas de convivência social neste estabelecimento de ensino. O projeto tem o intuito de diagnosticar e buscar solucionar os problemas, o qual não é específico desta escola em particular. O bullying e as drogas vêm afetando várias instituições, sendo que o bullying ocorre principalmente entre o corpo discente, normalmente entre alunos sem defesas, incapazes de motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa. Trata-se de problemas que afetam as nossas escolas e comunidades, estando inseridos em vários setores da nossa sociedade. Acreditamos que o projeto será fundamental para a prevenção e redução do quadro desastroso de violência escolar e uso de drogas entre os estudantes.
Justificativa:
Este projeto pretende atuar tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência e uso de drogas na escola. O bullying é um problema a ser enfrentado, onde acontece de formas e atitudes agressivas, intencionais e repetidas, levando aos mais graves e diversos problemas, a dor, a angústia, ao sentimento de retração, medo, desconforto, intimidação da vítima, entre outros. Assim como o bullying, as drogas também têm causado sérios problemas no espaço escolar. Sabe-se que uma das formas mais significativas de combatê-los é por meio da cooperação de todos os envolvidos, criando uma estratégia permanente para a superação do problema. A escola está disposta a trabalhar de forma coletiva, em conjunto com toda a comunidade escolar, interna e externa, sendo esta a forma mais eficaz de combater esse problema.
Objetivos:
O objetivo do presente projeto é a superação desses problemas, além de tornar a referida instituição mais humana, com um ambiente agradável para todos os estudantes e funcionários