Projeto contação de historias
A escola dos tempos modernos passa por intensas transformações. Há anos atrás existia um modelo centrado na figura do professor e do ensino. A Educação Tradicional tratava o aluno como objeto a modelar e equipar do exterior por um processo de transmissão do saber do professor para o aluno, não reconhecendo ao educando o estatuto de sujeito, fonte de iniciativas e de ações, comprometendo o desenvolvimento do processo de personalização do que aprende.
A Educação de hoje, ao considerar o conhecimento como o produto de uma invenção ou descoberta a realizar pelo aluno, tende a levar o mesmo a uma descoberta de saberes, sendo equiparadas por conteúdos significativos para a formação do aluno, qualidades exigidas no mercado de trabalho moderno.
Basta entrarmos numa escola atual para verificarmos que ela reproduz o mesmo sistema da época dos nossos avós. A sociedade, a família e o mundo do trabalho mudaram, mas a maioria das escolas brasileiras continuam repetindo o mesmo modelo. São poucas escolas que buscaram inovações e um sistema educacional mais moderno, visando à qualidade de ensino.
No passado quando as crianças iam para a escola seus olhos até brilhavam, o coração batia mais forte ao sentir o cheirinho do material novo, das lancheiras que carregavam o lanchinho delicioso que a mamãe preparava com muito carinho, das folhas pautadas dos cadernos de brochura, do estojo com a caixa impecável de lápis de cor e o caderno de desenho então, era só alegria. Orelhas nas folhas, nem pensar! A mochila tinha que durar ate o final dos estudos.
Sentar nas cadeiras de uma sala de aula era maravilhoso, às vezes não aprendia quase nada, mas só de estar ali, era muito significativo.
A professora usava o antigo mimeografo nos trabalhos dos alunos e as pesquisas eram feitas em bibliotecas públicas ou particulares, escrevia-se longos textos em papel almaço.
Hoje o aluno pode tudo, até entra atrasado na escola, comportamento este que anteriormente