projeto codigo de barras
MERCADO FINANCEIRO
VII Semestre
Prof.
GUSTAVO LEVENHAGEM
Acadêmicos
Aguinaldo Vicente Segura
Edirson José Oliveira
Vanderleia Minati
Tangará da Serra
Outubro de 2008
POLITICA ECONÔMICA
Podemos definir economia como sendo a regulação “legal” da produção e distribuição dos meios materiais que estão disponíveis para atender as necessidades humanas.
Segundo Paul Samuelson, a Economia é apenas “o estudo da forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e como os distribuem entre os seus membros”.
PARA QUE EXISTEM POLÍTICAS ECONÔMICAS?
As políticas econômicas podem ser desenvolvidas tanto pelos poderes públicos quanto pela iniciativa privada. Invariavelmente elas se interpenetram e se sujeitam aos planos. No caso das efetuadas pelo Estado, são ações coordenadas, ditadas por normas jurídicas, pelas quais os órgãos públicos atuam na vida econômica presente e futura, e automaticamente nas relações sociais, em busca, hipoteticamente, da efetivação dos comandos da Constituição Econômica. Em síntese, política econômica estatal é um conjunto de decisões públicas dirigidas a satisfazer as necessidades sociais e individuais, com um menor esforço, diante de um quadro de carência de meios. É, ainda, uma das espécies do gênero políticas públicas.
As Políticas Econômicas no setor publico, abrangem quatro grades áreas de atuação, sendo: REGULADORA, PROVEDORA DE BENS E SERVIÇOS, REDISTRIBUIDORA e ESTABILIZADORA, estas características são consideradas vitais para o bom funcionamento de qualquer sistema econômico.
FORMAS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS
As principais formas de política econômica são a política fiscal e a política monetária.
- Por política fiscal, entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos.
- A política monetária, implica o controle da