Projeto Cinema
Justificativa:
Para contemplar as atividades além da sala de aula, foi utilizado o cinema para constituir uma metodologia de compreensão e uso dessa nova linguagem, que tanto interessa nossos jovens, alguns deles que até mesmo nunca foram em uma sala de cinema. A utilização de filmes na educação é importante porque eles trazem para a escola aquilo que ela se nega a ser e que poderia transformá-la em algo vivo. Nesse sentido, deve-se pensar o cinema no contexto escolar como arte e não somente como uma nova tecnologia, pois, se o propósito da educação é visto como um processo que envolve a integração do indivíduo numa sociedade livre, a adequada educação dos impulsos criadores não é meramente um fim desejável em si mesmo, mas uma necessidade vital para a renovação da nossa civilização.
Objetivo:
1. Mostrar que a escola, também é um lugar de lazer e cultura.
2. Dar oportunidade para os alunos terem o primeiro contato com este novos recursos de aprendizagem, que a condição social do aluno, as vezes não possibilita.
3. A interpretação do filme através de um texto dissertativo.
Historia do Cinema.
Estabelecer marcos históricos é sempre perigoso e arbitrário, particularmente, no campo das artes. Inúmeros fatores concorrem para o estabelecimento de determinada técnica, seu emprego, práticas associadas e impacto numa ordem cultural. Aqui serão apresentados alguns, no intuito de melhor conhecer esta complexa manifestação estética a qual muitos chamam de a 7ª Arte. De fato, a data de 28 de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée