PROJETO CIENTIFICO COMO FAZER UMA RESENHA
RESENHA, NADA MAIS É DO QUE UM TEXTO QUE SERVE PARA APRESENTAR OUTRO (TEXTO BASE) DESCONHECIDO DO LEITOR. PARA BEM APRESENTÁ-LO, ALÉM DE DAR UMA IDÉIA RESUMIDA DOS ASSUNTOS TRATADOS, A RESENHA APRESENTA FATORES QUE AO LADO DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA E DE RELAÇÕES INTERTEXTUAIS DARÃO AO LEITOR OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA QUE ELE SE ORIENTE QUANTO AO GRAU DE INTERESSE DO TEXTO -BASE.
O OBJETO RESENHADO PODE SER DE QUALQUER NATUREZA: UM ROMANCE, UM FILME, UM ALBUM, UMA PEÇA DE TEATRO OU MESMO UM JOGO DE FUTEBOL.
NO JORNALISMO, É UTILIZADO COMO FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (OS JORNALISTAS BORIS CASOE, ARNALDO JABOR E ALEXANDRE GARCIA FAZEM MUITO BEM).
PODE SER TEXO DE ORIGEM OPINATIVA E, PORTANTO, REÚNE COMENTÁRIOS DE ORIGEM PESSOAL E JULGAMENTOS DO RESENHADOR SOBRE O VALOR DO QUE É ANALISADO.
COMO SE PODE OBSERVAR, FAZER UMA RESENHA É FAZER UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA INCLUINDO A SUA SÍNTESE COMO FORMA DE TOMARMOS CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DO VALOR DA OBRA QUE ESTAMOS PESQUISANDO.
OBSERVEM QUE UMA RESENHA ENTÃO TERÁ O PAPEL DE NOS AUXILIAR PARA UMA TRIAGEM BIBLIOGRÁFICA NA HORA DA ESCRITA DO NOSSO RACIOCÍNIO, DO NOSSO PENSAMENTO.
ANTES DA PRODUÇÃO DE UMA RESENHA DE UM LIVRO - POR EXEMPLO - DEVEM SER SEGUIDOS ALGUNS PASSOS:
- LEITURA E REFLEXÃO SOBRE O TEXTO DO QUAL SERÁ FEITO A RESENHA, SENDO QUE MUITAS VEZES SÃO NECESSÁRIAS LEITURAS COMPLEMENTARES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO TEMA.
- RESUMO DA OBRA, NO QUAL DEVERÃO FICAR CLARA AS IDÉIAS PRINCIPAIS DO AUTOR. ESSE RESUMO SERÁ A BASE PARA A RESENHA, MAS AINDA NÃO É A RESENHA PROPRIAMENTE DITA.
- SELECIONAR DENTRE AS IDÉIAS PRINCIPAIS, UMA QUE SERÁ DESTACADA E ATÉ APROFUNDADA.
- EMITIR UM JULGAMENTO DE VERDADE (RESENHA DESCRITIVA) OU DE VALOR (RESENHA CRÍTICA), SENDO NECESSÁRIA A FUNDAMENTAÇÃO NO CASO DA RESENHA CRÍTICA.
- ELABORAR A RESENHA A PARTIR DOS PASSOS ANTERIORES, SENDO QUE A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO DEVE OBEDECER AS NORMAS DA ABNT. A RESENHA DEVE CONTER AINDA UMA BREVISSÍMA