PROJETO CIDA
ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL
(Projeto de implantação habitacional)
Alunos do curso Técnico em Edificações 1ºR Noite
Bruno Mario Cerqueira 05
Rodolfo Zelle 32
Projeto proposto pela professora
Maria Aparecida Alves de Souza, que ministra a disciplina Planejamento Técnico e Econômico da Construção Civil.
São Paulo, novembro de 2014
Introdução Antes mesmo de criar a planta, há necessidade de verificar a viabilidade da obra. Será visto por intermédio deste as informações necessárias para avaliar se é viável ou não a construção de um conjunto habitacional na cidade de Santo Antônio de Posse. Para isso será observado a preservação do meio ambiente, o combate a qualquer possibilidade de impacto ambiental e o enquadramento nas leis municipais estudas, sendo comentadas ao final da pesquisa.
HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO DE POSSE
Em 1725, foi construída a estrada que ligava São Paulo às Minas de Goiás por Luís Pedroso de
Barros. Assim se deu o início do bairro Posse de Ressaca e, posteriormente Santo Antônio de
Posse. Aos poucos surgem, às margens da Estrada que ligava São Paulo às Minas de Goiás por volta de 1833, pequenos pontos de parada. Nesta estrada transitavam muitos proprietários de fazendas de café com destino às Minas de Goiás, em busca de um futuro melhor e paravam para descanso no “bairro” que, aos poucos, ia se formando em torno da estrada.
O maior desenvolvimento dessa região se deu com o florescimento do café. Os donos das terras, que eram políticos influentes na Província, determinaram a construção de uma estrada de ferro que ligasse Campinas a MogiMirim, construtora de propriedade da Companhia Mogiana de
Estradas de Ferro (CMEF). E, em 27/08/1875, criase o marco da