Projeto casa sustentável
Artigo retirado do WebSite: arquiteturadaterra.hpg.ig.com.br
Uma habitação, para ser SUSTENTÁVEL, deve desde o PROJETO contemplar soluções para:
Utilização de materiais de construção e acabamentos NÃO POLUENTES, desde a extração da matéria prima, transporte, uso ao longo de sua vida útil, e no descarte. Cada região favorece a utilização de um tipo de material, que seja mais abundante.
Projeto que possibilite ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS sem demanda de energia elétrica, e posicionamento de reservatórios de água que dispense o uso de bombas. Deve-se tirar partido do desnível natural do terreno, evitando movimento de terra.
Atmosfera saudável, ser bem ventilada e iluminada.
AUTO-SUFICIÊNCIA em produção de ENERGIA (solar, eólica ou bio-digestor), armazenada em geradores.
Armazenamento e aproveitamento da ÁGUA DAS CHUVAS.
Tratamento e re-utilização das águas servidas (em irrigação e descargas).
Equipamentos com mais de uma função (lavatório que também fornece água para irrigação; fogão, que também aquece a água e o ambiente, árvores, que dão sombra e frutas, e também folhas para fertilizar o solo...).
A habitação deve atender às necessidades específicas de cada família, de acordo com o que ela deseja e acredita.
por Eduardo Meireles Materiais de construção sustentáveis
Piso de Bambu: pode ser colhido anualmente, sem prejuízos à natureza.
Tinta Mineral Natural
Também conhecida por Tinta Mineral Ecológica, é feita à base de terra crua e emulsão aquosa. Ajuda na manutenção de umidade relativa do ar e troca de calor.
Madeira Plástica: não absorve umidade e, portanto, não cria fungos nem mofa. Também não precisa de pintura ou qualquer outra manutenção.
O Telhado Verde: auxilia a diminuir o problema de enchentes e do aquecimento global. Também melhora significativamente a qualidade do ar e funciona muito bem como isolante térmico, gerando economia em energia elétrica.
Energia Fotovoltaica: converte a luz do Sol