Projeto Capoterapia
Introdução
A Capoterapia é uma terapia utilizando elementos da capoeira adaptada para pessoas da terceira idade, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais. São movimentos de forma descontraída e tranquila, onde a musicalidade proporciona descontração com folclore nacional.
Metodologia
As aulas reúnem exercícios físicos leves e brincadeiras. A prática não é muito convencional, o projeto utiliza movimentos básicos da Capoeira, mas a grande diferença entre a modalidade tradicional é que a aula é toda feita em rimas e cantigas populares.
Ela é gratuita e aberta a todos apesar de no inicio estar relacionada apenas aos idosos, muitos procuram pela pratica indiferente da idade.
Objetivos
Trabalha a:
-Saúde
-Qualidade de vida
-Inclusão Social
Entre outros. Tendo em vista os aspectos sociais do envelhecimento, o estresse, as patologias, como por exemplo, a hipertensão arterial, a diabete, as alterações ósteo-articulares e a depressão, as aulas da Capoterapia consistem em exercícios físicos leves e brincadeiras a fim de alcançar uma melhoria e o bem estar do indivíduo. Ao mesmo tempo em que o idoso exercita todo o corpo, exercita a mente.
Os resultados obtidos nesta prática são: melhoria nas dores do corpo, na limitação de movimentos, na coordenação, circulação sanguínea, eleva a autoestima e diminuição significativa nos problemas emocionais.
Instrumentos
-Berimbau
-Cadeiras
-Colchonetes As aulas podem ser feitas ao ar livre num dia em que esteja um tempo muito bom ou num salão fechado. Fica a critério do Capoterapeuta escolher. E a pessoa responsável para dar essa aula necessita ter feito o curso preparatório e ter a carteirinha em mãos, caso contrário não poderá dar aula de Capoterapia.
Considerações finais
Segundo Mestre Gilvan, o idealizador do projeto a Capoeira é um dos maiores instrumentos de Inclusão Social no mundo. Além de ser uma referência