Projeto capacitar
1. Apresentação: O projeto ético-político da profissão do Serviço Social visa a transformação, geralmente de uma parcela definida da sociedade, a partir de uma questão social constatada e metodologicamente pesquisada, geralmente por meio da observação e levantamento de dados como a demanda, com a finalidade de promover uma intervenção social por parte de alguns profissionais, por exemplo, de Serviço Social, a partir das necessidades observadas. A Prefeitura Municipal de Uberlândia possui no seu quadro permanente de funcionários, o cargo de Agente Patrimonial, cuja principal finalidade é zelar pelo Patrimônio municipal e de bens sob a responsabilidade da Prefeitura. A administração desta categoria está a cargo da Diretoria de Segurança Patrimonial, que se encontra na Superintendência de Defesa Social, órgão este ligado à Secretaria de Governo.
O presente artigo buscará demonstrar a necessidade de capacitar os Agentes Patrimoniais, interando-os sobre suas atribuições, direitos e deveres, e ainda demonstrar para o Agente Patrimonial que a eficiência no trabalho, o prestígio profissional e o respeito dependem da conduta e atuação profissional; e que as medidas de segurança física e material visam propiciar condições adequadas para evitar ocorrências que possam resultar em danos contra o patrimônio público, destruição de documentos e/ou materiais essenciais e ferimentos.
2. Justificativa: O agente de segurança patrimonial é o profissional responsável pela guarda, vigilância e proteção dos imóveis ocupados por órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, com o intuito de assegurar a integridade física dos bens e das pessoas que transitam nas dependências dos prédios públicos.
Estes profissionais exercem sua função de várias formas, seja recepcionando e controlando o acesso e a movimentação de pessoas em áreas livres ou de uso restrito nas dependências do patrimônio municipal, executando medidas