Projeto- Bullying na escola
1-INTRODUÇÃO:
1.1- Problema da Pesquisa A escola é um espaço onde o Bullying é de origem inglesa, é utilizado para definir comportamentos violento tanto físico como psicológico, intencionais ou repetitivos que ocorrem sem motivação evidente e são praticados por um ou mais indivíduos. Muitas vezes esta pratica do Bullying acontece no ambiente escolar. Diante disto,questiona-se:Quais as consequências negativas ocorridas pela inserção do Bullying na escola?
1.2 Justificativa
O Bullying é um problema a ser enfrentado, que está encarnada nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que torna impossível a intimidação da vítima.As vítimas de intimidação e chantagem recorrente do Bullying ocorrem normalmente em alunos sem defesas, incapazesde motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa. Discutir as questões ligadas a prática do Bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de Bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores da nossa sociedade.
Segundo Silva (2010 p.46)
Estão inclusos nesse grupo os alunos que ,apesar de não participarem ativamente dos ataques contra as vitimas,manifestam “apoio moral” aos agressores,com risadas e palavras de incentivo não se envolvem diretamente,mais isso não significa,em absoluto,que deixam de se divertir com o que vêem e importante ressaltar que misturados aos espectadores podemos encontrar os verdadeiros articuladores dos ataques.
Esta