projeto bioleo
O Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável, antes IPNBE, fundado em 1997, promove ações sociais e culturais nos diversos campos da educação. Sua criação aconteceu para ser um órgão de desenvolvimento dos projetos de longo prazo do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, com foco de atuação nas áreas de educação, cidadania, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e combate à corrupção.
O Programa Bióleo Duplamente Sustentável com Inclusão Social nasceu do “Projeto Brasil 2022: Do Brasil que temos para o Brasil que queremos”, visando a atender questões do pilar “Ambientalmente Sustentável”.
Como funciona?
O Programa Bióleo Duplamente Sustentável com Inclusão Social tem como objetivo a reciclagem do óleo de cozinha residual (óleo de fritura usado) para a produção de bioenergia, entre as quais o biodiesel. Quer dizer, a transformação de resíduo poluente em insumo de valor.
A implantação e desenvolvimento do programa são feitos através da “logística reversa social”. Esta metodologia consiste na mobilização de ONGs, associações comunitárias e de bairros, ou qualquer outro tipo de entidade que já tenha um trabalho socioambiental efetivo, que passam a atuar na rede de recepção e de coleta do óleo residual, obtendo, dessa maneira, renda para financiar ou subsidiar seus projetos.
Com a participação das comunidades e entidades, são obtidos volumes de óleo de cozinha usado que justificam sua coleta e transformação deste resíduo custoso em insumo de valor gerador de renda. Afinal, insumo sem logística é lixo e custo; com logística, é insumo de valor.
O Programa Bióleo desenvolve, implanta, organiza e gerencia toda a rede de logística: Promovendo palestras voltadas para a educação ambiental do “habitat”, visando à mudança de paradigmas;
Cadastrando todos os parceiros do Bióleo;
Oferecendo vasilhames de recepção e de coleta;
Oferecendo material de comunicação aos parceiros;
Acompanhando as instituições parcerias até que