Projeto Backup e Recuperação
ARMAZENAMENTO BACKUP E RECUPERAÇÃO DE DADOS
Briefing
Visando reduzir o tempo médio de resposta para o usuário-cliente, dimensionar uma quantidade de discos físicos que atenda a um mínimo de 3000 IOPS, para blocos de 64 KB, com um tempo médio de resposta de até 10 milissegundos. Considere que a interface para transferência de blocos tem, no mínimo, 6 Gbps para cada conjunto de 50 discos físicos.
Escolher uma tecnologia, modelo e marca de disco;
Justificar a escolha apresentando um ou mais aspectos;
Demonstrar como os requisitos de desempenho serão atendidos;
Apresentar a especificação técnica completa do disco.
1|P ági n a
Dispositivo Escolhido
Seagate Cheetah 15K
O modelo escolhido apresenta desempenho mais alto com menos discos, o que reduz a infraestrutura de suporte, os requisitos de espaço físico e os gastos para gerenciar o armazenamento. Além disso, é mais confiável já que precisa de menos discos.
A interface SAS foi escolhida pois ela é a evolução lógica e natural do SCSI, que atende aos requerimentos modernos das grandes empresas por escalabilidade, velocidade, confiabilidade e gerenciamento, padronizando um padrão de conexão elétrico e físico como ocorreu com o SATA. Esta compatibilidade abre escolhas sem precendentes para o mercado de servidores e armazenamento de dados.
Sua grande vantagem em relação ao padrão Serial SCSI existente atualmente (Fibre
Channel FC) é que ele permite o uso de discos de várias taxas de transmissão usando a taxa máxima do dispositivo. Já o FC nivela por baixo, ou seja, se há um disco lento entre outros discos rápidos o barramento passa a operar na velocidade do disco mais lento, comprometendo, assim, o desempenho de todo sistema.
Seek time = 0,00365s - media read com write
Disk rpm = 15000
Data block size = 64K
Data transfer Rate = 400 MB/s
2|P ági n a
Cálculo
Seek time = 0,00365s
RPM / 60
15000/ 60 = 250
IOPS = 1/(seek time +