Projeto Automato Celular
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Modelagem Computacional
Profº Dr. Marcos Gonçalves Quiles
Gabriela Barbosa de Jesus 69567
Karen Silveira de Souza 69605
TURMA: B1
Projeto 4
AUTOMATO CELULAR
OBJETIVOS
Este trabalho tem por objetivo fazer uma simulação do comportamento de universitários em uma manifestação, utilizando um autômato celular determinado por uma grade bidimensional levando em conta a vizinhança de Moore.
MODELO TEÓRICO
Autômato celular, de uma forma sucinta, consiste em simular sistemas por meio de interações entre as células regidas por regras simples..................................................
Cada célula possui uma vizinhança, de tamanho igual para todas as células, que determina sua determina sua evolução. Para uma rede de uma dimensão, a vizinhança se dá a partir das que fazem fronteira à esquerda e à direita. Para uma rede de duas dimensões existem basicamente dois tipos de vizinhança: von Neumann e Moore. A vizinhança de von Neumann considera como vizinhas as células limítrofes inferior, superior, esquerda e direita. A vizinhança 4 de Moore, utilizada neste trabalho , considera além destas células as células diagonalmente adjacentes.
As células podem ter vários formatos somente se elas possuírem o mesmo formato num mesmo autômato celular.As formas podem ser hexagonal (Figura 1), triangular (Figura 2), quadrangular (Figura 3) e etc.
Figura 1 – Formato Hexagonal
Figura 2 – Formato Triangular
Figura 3 – Formato Quadrangular
Para o presente trabalho utilizamos a vizinhança de Moore com 4 vizinhos, como descrita acima e representada pela Figura 4, a esquerda apresentando os primeiros vizinhos e a direita os segundos.
Figura 4 – Vizinhança Moore
O autômato escolhido para se fazer a simulação foi uma manifestação em uma determinada população, analisando somente o comportamento de universitários de faculdades federais.
A análise começa no ano de 2012, ano em