Projeto Atletas do Futuro
Responsável e executor do Projeto:
Paulo Alberto Fernandes Silva – Técnico CBV e FMV nível I, Aluno do Curso de Ed. Física – UNIVÁS – Pouso Alegre
Introdução
A Educação Física assim como todos os desportos são amplamente reconhecidos como valiosos e indispensáveis agentes promotores no processo educativo integral. Devendo-se salientar, que inúmeros trabalhos científicos no campo da medicina desportiva nos permitem afirmar que a prática de uma atividade física sistematizada tem um papel fundamental na melhora da qualidade de vida atuando como agente preventivo contra diversas moléstias. Mais que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma ferramenta eficaz para a formação do cidadão auxiliando no desenvolvimento de importantes características como: sociabilidade, auto-estima, autocontrole, respeito e companheirismo.
Acredita-se que a prática de um desporto baseado em um trabalho planejado auxiliará no desempenho escolar da criança, pois ela estará desenvolvendo aspectos básicos de sua formação, que estruturarão seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, lhe proporcionando condições de se tornar uma pessoa independente, crítica e consciente de seu papel na sociedade. Diferentes trabalhos científicos e projetos sociais ligados ao esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos adolescentes e crianças, têm um fator motivador extremamente positivo; assim, se bem trabalhado o projeto extrapola e muito a esfera da competição, sendo seus efeitos sentidos no dia a dia destes jovens constituindo-se em um fator importante de inclusão social.
No presente projeto utilizaremos como ferramenta de trabalho o Voleibol, desporto este que foi criado em 1895 nos Estados Unidos, tendo sido amplamente difundido por diversos países entre estes o Brasil.
Fundamentação Teórica (Justificativa)
Esse projeto será muito útil para o município, pois, manterá as crianças e adolescentes em atividades,