Projeto assistencial
A presente proposta de pratica assistencial tem como objetivo, além de atender a uma exigência do módulo XXV da sétima fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade do extremo sul catarinense – UNESC pretende desenvolver uma atividade assistencial às usuárias da Unidade de Referência a Saúde da Mulher com suas múltiplas dimensões. Com o intuito de atender as necessidades dessas mulheres com relação a sexualidade na menopausa.
A motivação para a presente prática emerge principalmente de um anseio pessoal e também de uma necessidade prestar um apoio a estas mulheres nesta fase da vida. Visto que como trabalhadora da área da saúde me deparava constantemente com mulheres menopausadas que buscavam apoio e respostas para suas dúvidas.
Como marco teórico, para trabalhar esse tema optei em prestar assistência baseando-se nas teorias de Enfermagem Transcultural de Madeleine Leininger com o cuidado transcultural. Procurando focalizar o cuidado diretamente através de entrevistas e orientações e indiretamente através de cartilha, numa perspectiva cultural e holística, sendo este foco é a essência da atuação profissional da enfermagem.
2 Tema: Assistência de enfermagem com relação a sexualidade das mulheres menopausadas.
2.1 Objetivo geral
Desenvolver uma proposta de prática assistencial de enfermagem para cuidar e orientar com relação a sexualidade das mulheres menopausadas nesta fase da vida, tanto em âmbito hospitalar quanto em âmbito de atenção básica.
2.2 Objetivos específicos
- Implementar a consulta de enfermagem sistematizada na relação de ajuda a mulher menopausada, tanto em âmbito hospitala quanto na atenção básica;
- Identificar as principais necessidades de atenção à mulher menopausada, tanto em âmbito hospitalar quanto em âmbito de atenção básica.
- Promover relação de ajuda a mulher menopausada apartir da identificação de suas necessidades;
- Oportunizar deste campo de estágio