Projeto Assessoria de Imprensa
Este projeto tem como tema principal a Assessoria de Imprensa, atividade que pode ser definida como “a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa” (DUARTE, 2011, p.51), ou seja, é a divulgação de informações de uma empresa ou instituição para o público externo por meio da Assessoria de Imprensa para os veículos de comunicação.
Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (2007), a função do Assessor de Imprensa é “facilitar a relação entre o seu cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os formadores de opinião” (FENAJ, 2007, p.8). Este profissional também deve orientar o assessorado sobre o que pode ou não interessar aos veículos, ou melhor, o que será notícia.
O envio frequente de informação jornalística de instituições públicas ou privadas para veículos de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio ou TV, agências de notícias ou sites é o serviço prestado pela Assessoria de Imprensa. Este trabalho permitirá que à empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e tenha uma imagem positiva na sociedade.
Para Ferraretto (2009), uma das atribuições fundamentais do assessor de imprensa é, assim, a intermediação das relações entre o assessorado e os veículos de comunicação, tendo como matéria-prima a informação e como processo sua abordagem na forma de notícia (FERRARETTO, 2009, p.13).
As ações do jornalista-assessor terão maior chance de sucesso, quando o assessorado estiver bem orientado sobre como os veículos de comunicação funcionam, como os jornalistas atuam e quais as características de cada mídia.
Diante disso, a essência do projeto se define em trabalhar com a ‘A influência dos métodos de trabalho do Assessor de Imprensa para a criação da imagem da empresa/instituição perante a opinião pública, a partir do relacionamento com os veículos de comunicação’. Hoje é difícil imaginar os veículos de comunicação sem o