Projeto Aplicado Analise de Automação
Análise de sinais de instrumentação para automação de linhas de produção
No mundo altamente tecnológico de hoje podemos dizer quase que na totalidade os processos industriais principalmente quando sequênciais os mesmos são automatizados, isso decorre por diversas vantagens que a automatização do processo propicia tais como: maior quantidade do produto produzida, melhor controle da produção, melhor controle da qualidade, maior segurança para o profissional dentre outros benefícios.
Dentro de um processo industrial para obtermos esses benefícios acima citado precisamos conseguir controlar e manter diversas variáveis do processo constantes tais como vazão, temperatura, nível, condutividade, velocidade, humidade dentre outras. O que irá nos permitir que tenhamos controle e que possamos manter constantes essas variáveis serão os instrumentos de controle e medição. Esses instrumentos são geralmente medidores e sensores, ambos possuem diversos modelos tais como: Medidores de Pressão, medidores de nível, medidores de vazão, medidores de temperatura e para sensores podemos citar: Sensor Indutivo, sensor capacitivo, sensor de nível dentre outros.
Serão esses instrumentos que estarão a todo tempo monitorando a variável desejada sendo que por algum motivo a mesma saia do valor desejado esses instrumentos estarão enviando um sinal para um sistema de controle (na maior parte um CLP) para que o mesmo tome uma atitude de correção de acordo com o desvio existente sem que a operação intervenha.
Para melhor contextualizarmos a importância da análise de sinal de instrumento olhamos como exemplo uma linha de processo na fabricação de refrigerante do início ao fim o que mais terá em um processo desses são varíaveis a serem controladas, PH dos produtos químicos a serem utilizados na fabricação do refrigerante, a temperatura de uma caldeira, a pressão de um soprador para conformação das garrafas Pets, sensores para