projeto animaçao
Caracterização Geográfica
O concelho de Braga, localiza-se na região Noroeste de Portugal continental e é capital de distrito,pertencendo à NUT II (Norte) e à NUT III (Cávado). O distrito de Braga, por sua vez, é constituído por duas Sub-regiões: Ave – composta pelos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Povoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, e Vizela; e Cávado – que integra os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro, e Vila Verde.
A grande quantidade de vertentes, montes, serras e vales, que se desenvolvem ao longo do concelho, beneficia a existência de uma rede bastante densa de cursos de água (ribeiros, ribeiras e pequenos cursos de água), sendo afluentes dos rios: Cávado, Este, Torto, Veiga, Guisande, Labriosca e Várzea.
(fonte:http://www.cmbraga.pt/wps/wcm/connect/2b19948040488abf9a7bdfe88336c989/Relatorio_PDM_Junho08.pdf?MOD=AJPERES)
Caracterização Histórica cidade com mais de 2.250 anos de História. Existem vestígios que remontam ao período megalítico, outros com origem na Idade do Bronze, e alguns da Idade do Ferro.
No século II a.C. teve início o processo de romanização, com a criação da cidade de Bracara Augusta, assumindo o título de capital da Gallaecia, a norte do rio Douro . O Concelho de Braga apresenta um vastíssimo e riquíssimo património arqueológico e arquitectónico, de onde se destacam vários edifícios de arquitectura religiosa e civil. São exemplos, a Fonte do Ídolo, as Termas Públicas do Alto da Cividade, a Capela de São Frutuoso, o Paço Episcopal, a Torre da Porta Nova, a Torre de Santiago, a Arcada, o Bom Jesus do Monte, o edifício da Câmara Municipal, a Casa dos Crivos e o Palácio do Raio . (fonte:http://www.saudepublica.web.pt/TrabPedro/ACES-Brg_DS-2009-2.pdf )
Caracterização Populacional
O concelho é densamente povoado, com 989,6 hab/km² e 181 494 habitantes (2011), é um dos mais populosos de Portugal e é um dos mais jovens