Projeto ambiental consórcio quiriri / ações municipais
Consórcio Intermunicipal de Bacias Hidrográficas Consórcio Ambiental Quiriri.
COMO NASCEU O PROJETO?
Currículo:
Pedro Hidalgo: Engenheiro Agrônomo, ex Ministro da Reforma Agrária do Chile no Governo Salvador Aliende.
Pesquisador vinculado do Centro Interamericano de Desenvolvimento e Pesquisa Ambiental e Territorial (CIDIAT) da Venezuela, Consultor Internacional na área de gestão de bacias hidrográficas, Idealizador dos Consórcios Ambientais Iberê (Região de Chapecó) Quiriri (Planalto Norte Catarinense) e do Consórcio Lambari (Região do Alto Uruguai Catarinense).
COMO NASCEU O PROJETO?
Consolidação do Consórcio Intermunicipal
Criação aprovada pelos legislativos locais em agosto de 1997.
Elaborou-se um estatuto próprio com a personalidade jurídica de uma “Associação Civil” sem fins lucrativos.
Assim, a iniciativa tornou-se institucionalizada. Desde então, qualquer dos prefeitos que, porventura, tentar se afastar desta articulação somente poderá fazê-lo após autorização da Câmara Municipal.
Escolha do nome e logotipo
Na própria acepção da palavra, consórcio significa a união de pessoas ou entidades para alcançar objetivos comuns.
A palavra QUIRIRI significa silêncio noturno, calada da noite, e foi utilizada pelos índios da região para indicar a serra de mesmo nome na região de Campo Alegre, local onde nasce o Rio Negro, principal rio da bacia hidrográfica destes municípios. O logotipo leva o conceito de Meio Ambiente, ou seja, a integração do HOMEM com a SOCIEDADE e a NATUREZA envolvidos em uma gota d’água, sendo a água a essência da vida.
NASCEU O PROJETO
Em 28 de setembro de 1997 o Consórcio Quiriri, inicialmente com os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul
Com apoio integral de seus prefeitos de partidos políticos diferentes. Logo, o Consórcio Ambiental Quiriri nasceu suprapartidário. Em 1999, aderiu ao Consórcio Quiriri o município de Corupá.
ESTATUTO DO CONSÓRCIO
•Representar os