Projeto Adaptação
Duração: 17.02.2014 a 28.02.2014
Justificativa:
O início de um ano letivo gera novas expectativas, ansiedades, insegurança e dúvidas tanto em pais e crianças, como em professores e funcionários. Considerando esse momento, é fundamental desenvolver um trabalho no qual todos se sintam participantes, de modo que estabeleçam um bom vínculo para facilitar a transição do ambiente familiar ao escolar, transmitindo segurança aos pais e alunos. Conforme SILVA, Luciana W. da:
“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
O período de adaptação oportuniza novos vínculos afetivos com professores e colegas. Mesmo para crianças que já freqüentavam a rede de ensino, a insegurança nos primeiros dias é normal, e para os que estão vivenciando esse momento pela primeira vez é de extrema importância trabalhar essa transição com paciência e afetividade, pois para muitos é a primeira separação dos pais. É fundamental o trabalho conjunto entre família e escola nesse processo de adaptação, pois essa separação gera sentimentos, normalmente externados por meio do choro, que precisam ser entendidos e superados gradativamente. Segundo DAVINI (1999:45):
“A adaptação é todo um grande período, que abrange desde as entrevistas e visitas preliminares dos pais às escolas, bem como os primeiros dias e o primeiro ano de escolarização da criança. As crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, sofrem de ansiedade da separação. Elas sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. É importante que os pais lhes demonstrem interesse pela experiência que elas estão vivendo que as encorajem, reforçando-lhes a autoestima, diminuindo-lhes a ansiedade, mostrando-lhe aspectos entusiasmantes da