Projeto 4 Periodo
O desenvolvimento de competências relaciona-se operacionalmente com o desenvolvimento dos recursos humanos e a sua optimização para atingir os objetivos organizacionais. O desenvolvimento dos recursos humanos é cada vez mais visto como um fator decisivo de sucesso estratégico para a competitividade da organização. Tem que assegurar o permanente equilíbrio entre os objetivos da organização e os do pessoal, da formação e educação operacional, e sintetiza todas as medidas de formação contínua.
O desenvolvimento dos recursos humanos está intimamente ligado ao desenvolvimento organizacional e ao trabalho operacional no campo da formação. Medidas e conceitos para o desenvolvimento dos recursos humanos são maioritariamente orientados para os requisitos pessoais dos colaboradores. A formação no contexto de desenvolvimento dos recursos humanos já não é orientada sobretudo tecnicamente, mas é cada vez mais concebida como desenvolvimento extensivo de competências. http://toolkit.tsesme.org/pt/5000/5023.html As diferenças entre Treinamento e Desenvolvimento
Há muito tempo discute-se a importância da área de T & D nas empresas. Porém, sabemos que o “forte” desta área é, na maioria das empresas, o treinamento. Será que ele traz mais retorno?
Perguntei a um amigo que não é da área de Recursos Humanos, se ele saberia me dizer a diferença entre um e outro, ele me respondeu: “Treinamento é treinamento para o cargo, desenvolvimento é uma série de treinamentos passados de forma a criar habilidades novas, ou despertar novas habilidades.” (Boa Maurão!).
Então vamos aprofundar um pouco o assunto.
O Treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade , aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma