Projeto 171 Final
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
ERLEY ALEXANDRE RENNAU
DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DE TOXOPLASMOSE EM OVINOS
CANOINHAS
2012
ERLEY ALEXANDRE RENNAU
DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DE TOXOPLASMOSE EM OVINOS
Projeto de Pesquisa apresentado pelo Curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Contestado - UnC, Campus Canoinhas para concorrer a bolsa de pesquisa do FUMDES nos termos do Edital UnC 033/2012.
Orientação: Profa. Dra. Daniela Pedrassani.
CANOINHAS
2012
1 APRESENTAÇÃO
O Toxoplasma gondii é um protozoário de ciclo de vida facultativamente heteroxeno, que infecta todas as espécies de animais homeotérmicos, incluindo mamíferos, aves e homem. É prevalente em muitas áreas do mundo, tendo importância médica e veterinária por ser causa de aborto e doença congênita em várias espécies de hospedeiros intermediários, incluindo o homem (TENTER et al., 2000).
Normalmente T. gondii parasita seus hospedeiros assintomaticamente, isto é, sem a manifestação de sinais clínicos, porém é capaz de desencadear doença severa, principalmente na forma congênita ou quando infecta indivíduos imunodeprimidos (DUBEY; BEATLE, 1988). Sua importância na saúde pública reside no fato de representar uma causa importante de alterações neonatais como: lesões oculares, microcefalia ou hidrocefalia, calcificações cerebrais, alterações psicomotoras e retardo mental. Portanto a infecção primária na gestante e consequentemente a infecção no feto, por via transplacentária são aspectos mais graves da toxoplasmose humana (AMATO et al., 1982; FRENKEL, 1997).
A primeira descrição do T. gondii em ovinos foi em 1942 por Olafson e Monlux e desde então trabalhos vem sendo realizados demonstrando a importância econômica da infecção toxoplasmática em ovinos como causa de abortos e natimortos, em ovelhas não imunes que adquirem a infecção durante a