Projetando redes
O termo topologia ou, mais especificamente, topologia de rede, relaciona-se à organização ou layout físico dos computadores, cabos e outros componentes da rede. A topologia é o termo padrão que a maior parte de profissionais de rede utiliza quando se refere ao projeto básico da rede. Além da topologia, essa organização pode ser classificada como:
Layout físico
Projeto
Diagrama
Mapa
A topologia de uma rede afeta sua capacidade. A escolha de uma das topologias pode ter um impacto sobre:
O tipo de equipamento de que a rede precisa
As capacidades do equipamento
O crescimento da rede
A maneira pela qual a rede é gerenciada
O desenvolvimento de um sentido de como as diferentes topologias são utilizadas é uma das chaves para compreender as capacidades dos diferentes tipos de rede.
Os computadores te que ser conectados para que compartilhem os recursos ou executem outras tarefas de comunicação. A maior parte das redes utilizam cabos para conectar um computador a outro.
Entretanto, não se trata apenas de ligar um computador a um cabo conectando outros computadores. Tipos diferentes de cabos, combinados com diferentes placas de rede, sistemas operacionais de rede e outros componentes, requerem tipos diferentes de combinação.
A topologia de uma rede implica diversas condições. Por exemplo, uma topologia em particular pode determinar não só o tipo de cabo utilizado, mas como o cabeamento é feito através de pisos, tetos e paredes.
A topologia também pode determinar como os computadores se comunicam na rede.
Topologias diferentes exigem métodos diferentes de comunicação, e estes métodos têm grande influência sobre a rede.
TOPOLOGIAS PADRÃO
Todos os projetos de rede derivam de três topologias básicas: barramento, estrela e anel.
Barramento
A topologia de barramento também conhecida como barramento linear. Este é o método mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Constituem em um único