projectos
Cibernética: estuda os mecanismos de controlo e regulação da informação e comunicação de sistemas; Cibernética de 1º ordem: 1 Cibernetica e 2 Cibernetica.
1º cibernética: compreender a função do sintoma; visa a redução ou eliminação do sintoma; retroalimentação negativa(feedback); sensíveis aos desvios do sistema;manutenção da organização; mecanismos de homeostase; tentativa de estabilizar os sistemas.
2º cibernética: foca-se nas relações e não nos sintomas; é importante quer a transição, quer a mudança estrutural; mudança estrutural para fazer face às pressões do meio; o sintoma faz parte da mudança; morfogénese (pressão do meio) induz alterações estruturais e funcionais; homeostase positiva.
Cibernética de 2º ordem: abandona a ideia de servomecanismo e introduz a semântica construtivista; Reflexividade do sistema; Linguagem e semântica como veículos construtivistas; Auto-organização, auto-referência – Mudança induzida a partir de dentro; Passa da intervenção à co-participação; Auto-referência – Existem apenas sistemas observantes; Impossibilidade de separar observador e observado; Não existe realidade objectiva.
1.ª Ordem: Através de mecanismos corretivos, pretende-se as condições de equilíbrio anteriores -> auto-estabilização; terapeuta: instruções precisas; corrigir desvios.
2º ordem: O sistema auto-organiza-se num ponto de equilíbrio diferente das condições iniciais; Reorganização e novos pontos de equilíbrio; Terapeuta: A intervenção não é diretiva. Interage com a família sem uma verdade pré-estabelecida; Co-participação do terapêuta como elemento adicional do sistema; “A mudança deixa de ser através da homeostasia e correção de desvios e passa a ser através da construção semântica dos significados da linguagem!”
Teoria Geral dos Sistemas: Totalidade ou não somatividade: “O todo é maior que a soma das partes” ((Não é