Projectos pessoais e familiares
GESTÃO E ECONOMIA
DR1- ORÇAMENTOS E IMPOSTOS
Orçamento é uma previsão de um plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se ao setor governamental, empresarial e privado.
Impostos são quantias em dinheiro, pagos obrigatoriamente por pessoas ou organizações a um governo, calculando mediante a aplicação de uma base de cálculo.
Eu em minha casa tenho por vicio estabelecer um orçamento familiar visto que só moro eu e a minha mãe , e costumo quando recebo, por logo de lado o dinheiro para as mais variadas despesas que costumo ter mensalmente desde a internet, sport tv, luz, agua, algum para o seguro do carro, algum para as despesas da mercearia e o que resta gasto algum nas minhas borgas o que sobra costumo por numa conta para se tiver uma necessidade não me socorrer a ninguém mas sim a esta conta e porque também gosto de ter o meu pe de meia.
Abaixo apresento alguns conceitos relacionados com orçamentos e impostos:
Crédito, em contabilidade, representa saldo (ter dinheiro numa conta bancária), por oposição a débito.
Débito, o que se deve; dívida. Com lançamento de quantia recebida pelo título de uma conta comercial.
IRC imposto sobre rendimentos coletivos (empresas e ou associações).
IRS imposto sobre rendimentos de pessoas singulares.
Isenção, estar isento de pagar o respetivo imposto.
IVA, imposto sobre valor acrescentado (bens transacionáveis).
Receitas: Receita bruta soma dos valores recebidos, antes de serem deduzidas as despesas; receita líquida, soma dos valores recebidos, depois de deduzidas as despesas.
Saldo, diferença entre o débito e o crédito, numa conta. Resultado final (balanço).
TAE Taxa anual efectiva.
Actualmente com a crise que estamos a atravessar nos temos que cada vês mais adoptar medidas para gerir bem o nosso dinheiro se não corremos o risco de chegar a meio do mês sem um tostão, para isso as pessoas quando recebem o seu ordenado aviam de planear logo os