projectos de pastelaria
Introdução 2
O Comércio (origem e conceitos)3
Comércio em Moçambique4
Tipos de Comércio 6
Conclusão 10
Bibliografia 11
INTRODUÇÃO
Para satisfazer as necessidades, não basta que um bem seja produzido, é necessário que chegue aos consumidores, de forma cómoda e em quantidades certas. Para isso existe um conjunto de actividades que estabelecem ligação entre a produção e o consumo. Também neste presente trabalho intitulado ‘O Comércio’ destacaremos os diferentes tipos, os seus sub tipos e a forma que é praticada no nosso meio.
1. COMÉRCIO
Origem e conceito
O termo comércio deriva do conceito latim commercĭum e refere-se à negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender géneros/bens e mercadorias. Também se dá o nome de comércio a qualquer loja, armazém ou estabelecimento comercial, e ao conjunto ou à classe dos comerciantes.
Por outras palavras, o comércio é a actividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los. Trata-se da transacção de algo em troca de outra coisa de igual valor (podendo ser dinheiro).
O comerciante é a pessoa singular ou jurídica que vive do comércio, isto é, para quem as transacções comerciais constituem o seu sustento de vida.
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca directa de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro.
Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indirecta, o dinheiro. É raro fazer-se troca directa hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não - físico) contribuiu grandemente para a