projecto educativo
A elaboração deste projecto pretende lançar os alicerces para a criação de uma empresa de restauração, que tem como princípio a satisfação do seu cliente. Existe uma elevada competitividade num mercado com muitas empresas de pequena dimensão e, por isso, com base numa comunicação versátil e em preços relativamente baixos, a aposta da empresa basear-se-á na qualidade dos serviços.
A área de actuação será Lisboa, uma região que apresenta vários factores críticos de sucesso, como os recursos naturais, ambientais, climatéricos e patrimoniais singulares, sendo uma localização geoestratégica periférica na Europa, central em termos euro-atlânticos, que vocaciona cidade para o desempenho de um papel relevante na globalização, como plataforma de relacionamentos económicos, logísticos, culturais e diplomáticos. Além destes aspectos, a cidade apresenta uma elevada concentração nacional de recursos produtivos, de ensino, científicos e tecnológicos. A região apresenta, ainda, domínios emergentes, como é o caso do turismo, sendo que em termos de hotelaria, é que região que gera mais receita, inclusivamente através do turismo de negócios. Todos estes factores contribuem para que, economicamente, a região se distancie dos padrões nacionais1, e terão, em princípio, uma influência positiva no desempenho da empresa.
A escolha da actividade da restauração justifica-se, fundamentalmente, pelo facto de existir uma grande procura do tipo de produtos fornecidos pela empresa e, por outro lado, pela grande afluência de pessoas que existe nos centros comerciais.
É esperado que as pesquisas efectuadas se constituam como bases sólidas para um desenvolvimento sustentável deste projecto.
Um dos objectivos pretendidos a longo prazo é a expansão da empresa para outros pontos da cidade de Lisboa e, posteriormente, para outras cidades.
Assim, a evolução deste projecto passará pela apresentação da empresa e dos seus promotores, pela caracterização do meio envolvente e