PROJECTO DE PESQUISA GESTAO DE CONFLITOS
As pessoas são diferentes em sua maneira de ser, pensar e agir. O convívio com pessoas diferentes traz para o indivíduo novos conhecimentos, novas ideias e novas formas de enxergar os acontecimentos. As organizações, são caracterizadas pela divisão de trabalho e por uma hierarquia, sejam elas de que tipo for. Assim, as pessoas que nela transitam estão submetidas à força do grupo e a interferência da gestão. A eficiência da organização esta directamente ligada a capacidade dos dirigentes de coordenar aspectos como: capacidade do indivíduo, natureza do trabalho, fornecimento de ferramentas e materiais, e natureza da própria tarefa.
Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário se não se quiser entrar num processo de estagnação.
Assim, os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reacções. Porém, a administração de conflitos consiste exactamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.
Muitas vezes as organizações têm vergonha em admitir que o conflito existe no seio das suas instalações; acham que a existência de conflito representa uma falha da sua parte, uma relativa “perda de controlo” sobre os seus empregados, sendo indicador que a organização não está a funcionar bem.
Neste contexto, para que um indivíduo possa superar conflitos, faz-se necessário saber lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Contudo, muitas pessoas não sabem como administrá-los, independente das variáveis que o envolvam.
O Presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de forma qualitativo, com o objectivo de analisar a importância da aplicação de negociação como forma eficiente de resolução de conflitos nas organizações.
1.1 Tema e Objecto de Estudo
Para que uma organização consiga atingir seus objectivos e que tenha sucesso na realização das suas actividades é necessário que satisfaça seus