projecto de lideranca
O presente projecto enquadra-se no sistema de ensino e aprendizagem do curso de liderança ministrado na Direcção Nacional de Migração (DNM) e tem como objectivo identificar as medidas de segurança nos postos fronteiriços do nosso país.
A migração ou o movimento populacional é um fenómeno tão antigo quanto a própria humanidade, e teve um papel muito crucial na formação do mundo de como é hoje em dia. Nos últimos anos este fenómeno tem ganho destaque na agenda internacional por causa do aumento da escala e também por causa das consequências que este fenómeno traz, incluindo a preocupação da segurança por parte dos Estados.
Há vários factores que podem ser arrolados para o aumento do movimento internacional da população:
A população mundial aumentou drasticamente e continua a aumentar;
A globalização trouxe uma revolução nos transportes e comunicações que fez com que as pessoas percebessem que existe uma vasta gama de condições e oportunidades diferentes noutras partes do mundo, assim como tornou fácil a deslocação para estes lugares.
Nas últimas décadas, os acontecimentos em muitos Estados forçou os estudiosos a dar uma importância a migração.
De acordo com as migrações legais os Estados têm a autoridade de decidir quem eles aceitam como emigrantes, eles tomam decisões baseados nos critérios tais como, emprego e capacidades necessárias para as suas economias e similaridades culturais e étnicas com os imigrantes. Mas quando os movimentos são ilegais, há constrangimentos que limitam a autoridade do Estado em forma de obrigação que lhes é imposta pela convenção dos refugiados de 1951, esta convenção obriga os Estados a darem asilo e protecção para aqueles que são perseguidos por causa da sua religião, raça, opinião, nacionalidade ou política.
Como os cidadãos de um Estado vão viver e trabalhar num outro Estado, as migrações desafiam as noções tradicionais de membro do Estado, o significado da nacionalidade e cidadania e os deveres e