Projecto de Casa de Cambios
1.1. Resumo Executivo
O projecto de implantação da casa de câmbios no Município de Inhambane é um projecto com fins lucrativos cujo objectivo é oferecer serviços de troca de moedas a nível do município e nas zonas adjacentes, sendo composto por capitais nacionais.
A implantação do projecto está avaliada em cerca de 1.419.917,80Mt (um milhão quatrocentos e dezanove mil e novecentos e dezassete e oitenta centavos), que será desembolsado um parte pelos proponentes do projecto e outra parte será adquirida junto a Associação das Casas de Câmbios de Moçambique, portanto, o projecto só se auto financiará depois de um período de aproximadamente dois anos e 5 meses de exercício de acordo com o previsto nas receitas da empresa.
De modo torna-lo viável sob ponto de vista económico, foram desenvolvidas as previsões das receitas e das despesas da empresa de modo a calcular o lucro líquido em função dos três cenários existentes (Optimista, normal e pessimista).
Acredita-se que o projecto venha a contribuir em novos postos de emprego a nível do município através de alocação de mão-de-obra local, aumento da renda dos beneficiários para o desenvolvimento do mesmo contribuindo deste modo na luta contra a pobreza no País.
1.2. Introdução
O turismo é uma actividade que depende em grande medida de vários outros sectores económicos, sobretudo o sector de serviços, visto que para o seu desenvolvimento é necessário que estejam criadas condições em termos de serviços básicos para atender as necessidades dos clientes.
Portanto, sendo o Município de Inhambane um destino turístico de eleição na província, e no país em geral, é necessário serem criadas condições com vista a satisfazer as necessidades dos clientes em termos de oferta de serviços. E considerando que o turismo é uma actividade que faz circular divisas nos destinos é imprescindível a criação de serviços de câmbio de moedas de modo que os turistas possam efectuar a conversão da moeda