Proje O C Nica
Há três principais modelos de projeção cônica:
Projeção cônica simples
Projeção feita a partir de um ou dois paralelos de referência.
No caso de um paralelo de referência, a malha de meridianos e paralelos são desenhados projetando-os sobre o cone simulando um ponto de luz que se encontra no centro do globo. O resultado é um mapa semi-circular onde os meridianos são linhas retas dispostas radialmente e os paralelos são arcos de círculos concêntricos. A escala aumenta gradualmente ao distanciarmo-nos do paralelo de contato entre o cone e a esfera.
No caso de dois paralelos de referência, o cone secante corta o globo. À medida em que nos distanciamos do conjunto, a escala aumenta, porém, na área compreendida entre dois paralelos, a escala diminui. É uma representação da Terra que mostra a disposição dos paralelos com certa desigualdade.
Projeção conforme de Lambert
A projeção conforme cônica de Lambert é frequentemente utilizada no tráfego aéreo. Não deve ser confundida com a Projeção Azimutal de Lambert. Esta projeção sobre põe um cone sobre a esfera terrestre, com dois paralelos de referência secantes ao globo e intersectando-o. Tal disposição minimizar distorção natural derivada de transformar uma superfície bidimensional em tridimensional. A distorção é mínima ao longo dos paralelos de referência e aumenta fora dos paralelos marcados. Como indica o nome, tal projeção é conforme.
Os pilotos utilizam mapas com tais projeções devido ao fato de que uma linha reta desenhada