prointer
Para garantir o viver, em futuro próximo, hoje, o maior desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Para tanto, antes, mister se faz, obter respostas a alguma indagações, dentre elas: 1) De que maneira as organizações, através das tecnologias de gestão, podem se anteciparem aos impactos causados ao meio ambiente, por meio da atividade fim da organização? e 2) Como o Direito empresarial atua em relação às responsabilidades da organização, nessa área?
Sobre as perguntas, apresentaremos respostas mais abaixo. Quanto ao paradoxo, sabemos que o tempo está se esgotando, mas não agimos para mudar completamente as coisas antes que seja demasiado tarde. A sabedoria nos diz que uma rã posta na água fervente saltará rapidamente para fora, mas se a água for aquecida gradualmente, ela não perceberá o aumento da temperatura e facilmente se deixará ferver até morrer. Situação semelhante pode estar ocorrendo conosco em relação à gradual destruição do ambiente natural. Hoje, grande parte da sociedade se coloca como mero espectador dos fatos, não lembrando de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente.
Buscamos uma luz no fim do túnel. A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O dia em que cada brasileiro, cada organização empresarial, entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores.
A sociedade, já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria pele, e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais. Esta falta de entendimento compromete a adequada utilização de nossa maior vantagem