Prointer Inoxel
As organizações têm um papel fundamental na qualidade de vida de seus colaboradores e na preservação do meio ambiente. A responsabilidade social deixou de ser uma simples opção para as organizações. Hoje se tornou uma questão de estratégia, visão e, muitas vezes, uma questão de sobrevivência! Organizações socialmente responsáveis conquistam os melhores resultados e geram valor para quem está próximo.
Em temos de responsabilidade social, os assuntos ambientais estão crescendo com um alto grau de importância para a comunidade de negócios. Os administradores têm que lidar com situações em que as organizações passam pelo processo de ressarcimento de danos causados ao ambiente, onde a inclusão da proteção do ambiente amplia todo o conceito de administração.
A gestão ambiental ganhou espaço no meio empresarial, desenvolvendo a consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, entretanto, não se pode afirmar que todos os setores empresariais encontram-se conscientizados da importância desta gestão. Sendo assim, as organizações que não buscarem adequar-se à este conceito de desenvolvimento sustentável, estarão fadados a perder a competitividade em curto ou médio prazo.
Ensaio Acadêmico
Segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no uso das atribuições que lhe confere, resolve:
Artigo 1º: considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas, do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, diretamente ou indiretamente, afetam:
I. A saúde, a segurança e o bem estar da população;
II. As atividades sociais e econômicas;
III. A biota;
IV. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V. A qualidade dos recursos ambientais.
(Resolução CONAMA 001 de 23 de janeiro de 1986)
A partir desta resolução, a responsabilidade passa a ser compartilhada em toda cadeia de vida do produto, desde o