PROINTER FINAL
O Departamento de Pessoal como era conhecido anteriormente passou nos dias atuais fazer parte do RH, essa evolução agregou outras atividades, mas é vista por muitos como um simples departamento, ainda assim executam a admissão de funcionários, controle de presença, treinamento, orientação, compensação e recrutamento interno e desligamento, atividades essas básica para o andamento do departamento.
O Departamento de Pessoal é uma unidade de execução, incumbida de administrar a parte burocrática de uma empresa, ou seja, é neste local que se cumpre a legislação trabalhista em vigor. A importância do profissional em Departamento de Pessoal numa empresa vem das atividades exercidas por ele, sua função é de grande relevância, porque ele é o organizador de toda a documentação expedida e exigida pelo Governo.
O Departamento de Pessoal bem informado e preparado é importante para tornar a área de RH competitiva na organização.
A Administração de Pessoal tem como objetivo o andamento correto da empresa, é ela a responsável pela contratação e desligamento dos colaboradores, porém não são somente essas atividades, pois há a manutenção do colaborador, onde é necessário o fechamento da folha de pagamento, para obtenção do demonstrativo de pagamento, o controle de férias, 13º salário, afastamentos, apontamentos de cartões, compra de benefícios, homologações, além das obrigações mensais e anuais que são necessárias, temos como exemplo: RAIS, DIRF, CAGED, SEFIP.
A Administração de Pessoal é fundamental para o andamento da empresa, é nele que identificamos o cenário que a empresa apresenta, pois uma administração correta é a porta de entrada, onde são verificadas as responsabilidades trabalhistas e com o ser humano. O trabalho só veio a acrescentar, tendo em vista que nem todos participantes trabalham na área.
AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA ADMINISTRRAÇÃO DE PESSOAL
Para atender melhor a empresa e os funcionários foi criado o departamento de