prointer campinas
A preocupação com a meio ambiente é uma pedra fundamental sobre o direcionamento do processo produtivo. Há anos sinaliza-se que as principais causas dos problemas ambientais são os padrões insustentáveis de produção e consumo. Todos os anos são despejados na atmosfera cerca de 50 bilhões de toneladas de CO 2, resultado das atividades industriais.
A Tecnologia de Gestão ajuda conhecer o futuro problema que a empresa poderá causar no meio ambiente. Conhecer a emissão de gases de efeito estufa através de inventários hoje é vital para o futuro dos negócios, tendo também como objetivo uma gestão mais eficaz. A pratica das tecnologias de gestão vem demandando produtos e serviços que estejam adaptados a esta crescente tendência global, sistemas de gestão que ajudem as empresas a preservar o meio ambiente, e de certa forma garantindo sua permanência no disputado e concorrido mercado dos dias atuais.
De certa forma as empresas que estão se especializando e adaptando praticas que contribuem para a conservação dos recursos naturais, acaba atraindo e cativando clientes que prezam pela mesma filosofia.
Ligado diretamente a essas questões estão às tecnologias de gestão, tanto empresarial, ambiental, e econômicas, e se colocam no papel de inovadores, criando métodos, diretrizes, otimizando processos que contribuem com a diminuição dos impactos que os produtos de suas empresas causam no meio ambiente. Agregando a esses conceitos, a preocupação com a responsabilidade social vem seguindo na mesma direção.
Grandes e conceituadas empresas, procuram não apenas tornar o mercado mais competitivo, com seus produtos de alta qualidade e baixo impacto ambiental, mais também unir as causas sociais a esses princípios. E isso se da de varias formas, como por exemplo, o plano de capacitação interna, onde as empresas não pensam somente no lucro mais também na melhoria e satisfação de seus colaboradores para com a empresa.
Destaque-se que a responsabilidade