Proinfo na cidade de Patos
Ernesto Henrique da Nóbrega Medeiros1
RESUMO Com a criação do PROINFO, pelo MEC e também com o avanço da tecnologia e das novas formas de comunicação, venho mostrar de forma sucinta a implantação do programa na rede pública municipal de ensino, diante da preocupação e da necessidade de adquirir conhecimento para poder desvendar os mistérios enfrentados pelos educadores na utilização das novas tecnologias. Podemos também observar a falta de estrutura para implantação dos laboratórios nas escolas, pois nosso modelo de estrutura escolar, não suporta algumas ferramentas que são criadas e destinadas para as escolas, onde temos que fazer adaptações para sua utilização. O projeto tem como objetivo, mostrar a implantação e o desenvolvimento da inclusão digital nas escolas da rede publica municipal através do PROINFO, bem como a sua estrutura e funcionamento.
Palavras-chave: Ensino fundamental, rede pública de ensino, inclusão digital.
1. INTRODUÇÃO
Com as mudanças e as transformações constantes no mundo moderno, a utilização das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm provocado significativas mudanças, nas formas de utilização dos conteúdos aplicados na educação bem como, na forma de utilização de equipamentos tecnológicos. Por sua vez, as TICs, principalmente, o computador e a internet, mudaram profundamente a maneira como as pessoas trabalham, estudam, se relacionam e se comunicam, com novas maneiras de criar conhecimentos, educar e transmitir informação.
‘ Nesse sentido, o Ministério da Educação e do Desporto através da Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, cria o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo, a partir de uma abordagem do Programa como Política Pública e seu contexto social, apontando seus aspectos legais, contribuições e desafios. Como procedimento metodológico, fazemos uma revisão da literatura, enfocando no primeiro tópico, uma