PROINFA
PROINFA:
1- O que é?
O POINFA ( Programa de Incentivo de Fontes Alternativas de Energia Elétrica) é o encargo pago no Brasil por todos os agentes do Sistema Interligado Nacional (SIN), que comercializam energia como consumidor final ou que recolham tarifa de uso das redes elétricas relativa a consumidores livres, para cobertura de custos da energia elétrica produzida por empreendimentos de produtores autônomos, concebidos com base em fontes eólicas, PCH, e biomassa participantes do PROINFA..
2- Do que se trata?
O Programa prevê a implantação de 144 usinas, totalizando 3.299,40 MW de capacidade instalada, sendo 1.191,24 MW provenientes de 63 PCHs, 1.422,92 MW de 54 usinas eólicas, e 685,24 MW de 27 usinas a base de biomassa. Toda essa energia tem garantia de contratação por 20 anos pela Eletrobrás.
O Proinfa é um programa pioneiro, que impulsionou essas fontes, mas em especial a energia eólica. O Brasil passou, em pouco mais de 3 anos, de apenas cerca de 22 MW de energia eólica instalada, para os atuais 414 MW instalados, e, em breve, serão completados os demais MW previstos. E isso se deve, em grande parte, ao PROINFA, que mostrou a vocação brasileira de uma matriz elétrica limpa.
3- A que se Aplica?
O intuito é promover a diversificação da Matriz Energética Brasileira, buscando alternativas para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das características e potencialidades regionais e locais.
4- Em seu ponto de vista, quais os pontos mais importantes?
A implantação do Proinfa contribuiu para a diversificação da matriz energética nacional, além de ter fomentado a geração de cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos em todo o país, proporcionando grande avanço industrial e internalização de tecnologia de ponta. Além disso, estima-se que o programa possibilita a redução de emissões de gases de efeito estufa equivalente a aproximadamente 2,5 milhões de toneladas