Progresso Tecnológico na área da Saúde
Para Tigre (2006) progresso tecnológico constitui uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e a competitividade das organizações, assim como para impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões e países. Partindo desse pressuposto este documento tenta analisar como é dado o processo de inovação tecnológica na área de saúde e quais são suas consequências no âmbito econômico e do bem estar social.
Este revisão esta dividida em quatro seções. Na primeira serão analisados alguns aspectos de inovação e pesquisa na área da saúde. Na segunda analisaremos como esse sistema de inovação se apresenta nos países desenvolvidos. Na terceira introduziremos esse sistema no caso brasileiro e criaremos um panorama entre o Brasil e os países desenvolvidos, apontando suas discrepâncias. E a ultima seção será inteiramente dedicada a uma amistosa analise sobre os impactos dessas inovações no âmbito do bem-estar social.
Sistema de Inovação na Saúde
Analisaremos aqui, alguns aspectos de inovação e pesquisa na área da saúde, assim, faremos uma breve resenha sobre as características e singularidades desse setor tão distinto.
A contribuição da revolução industrial para a inovação e pesquisa na área da saúde é de suma importância, para Tigre (2006) ela constitui um divisor de águas na historia econômica do Ocidente, dados seus impactos sobre o crescimento da produtividade. Desde meados do século XVIII observam-se sucessivas ondas de inovação obtidas por meio da introdução das maquinas e equipamentos, de nova forma de organização da produção e do desenvolvimento de novas fontes de matéria e energia.
Mendes (1984) atribui que a emergência da revolução industrial passou a exigir um novo modelo de medicina, coerente com o capitalismo monopolista, já que os modelos anteriores não se adequavam às novas demandas da sociedade e, por isso, se esgotaram. Daí o surgimento do novo modelo medico: a medicina cientifica.
O surgimento a revolução industrial foi um