progresso migratorio no brasil
CURSO SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMESTRE
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TUTORA PRESENCIAL:
PROCESSO MIGRATÓRIO NO BRASIL
E SEUS IMPACTOS
EQUIPE:
A.
S.
A.
M.
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho buscamos compreender o processo migratório do Brasil, suas mudanças no decorrer da historia e de que forma refletiram no desenvolvimento do nosso país no setor econômico, social e outros.
CONCEITO
MIGRAÇÃO: Deslocamento voluntário da população que ocorre de um lugar (de origem) para outro (destino), e que implica em uma mudança de residência habitual.
IMIGRANTE: É aquele que chega, que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar.
EMIGRANTE: É aquele que sai. É a pessoa que deixa o seu país para estabelecer nova residência em um país ou região diferente do local de origem.
CONCEITO
MIGRAÇÕES INTERNAS: São movimentos populacionais, muito comum no Brasil, a principal migração interna foi dos nordestinos para as outras regiões.
MIGRAÇÃO RURAL-URBANA: Também conhecida como êxodo rural, é a saída da população do campo para as cidades. MIGRAÇÃO PENDULAR: Movimentos diários de indivíduos, em função do trabalho ou estudo.
TRANSUMÂNCIA: Movimento periódico de grupos humanos determinados pelas variações climáticas determinado pelas estações do ano. Ex: sertanejo do
Nordeste, que na época de seca vai trabalhar na zona da mata).
DO MUNDO PARA O BRASIL
O grande fator gerador dessa desarmonia referente ao desenvolvimento nas regiões brasileiras se dá ao começo do processo histórico de ocupação humana e exploração da colônia no Brasil, umas das fortes marcas que o capitalismo deixou foi essa grande concentração do comercio nas parte litorâneas e que se manteve através do tempo.
DO MUNDO PARA O BRASIL
No século XIX existiram vários fatores que contribuíram com fluxo migratório do país mas entre eles os principais foram;
•Desenvolvimento da cafeicultura