Programação
Keylla Rayanne Albuquerque Guerra
Curso : Redes de Computadores
Disciplina : Técnica de linguagem de Banco de Dados
Sala : 310 (10:30 às 13:30 )
Bloco : JK
Recife , Novembro 2013
O que são Funções?
São pedaços de código, definidos pelo utillizador ou pré-definidos pela linguagem, utilizados para manipular dados. Aceitam um ou mais argumentos, devolvendo um valor. O argumento é uma constante, variável ou o nome de uma coluna. O valor devolvido serve para classificar a função: será numérica se o valor devolvido é numérico, char se devolve um char.
As funções são utilizadas para manipular dados, tornando mais potentes as consultas. Dividem-se em três grandes grupos: manipulação de linhas, manipulação degrupos de linhas e funções analíticas. Dentro do primeiro grupo há funções para manipular caracteres, números, datas e funções que permitem converter dados de um tipo para outro. As funções de grupo permitem obter um valor que depende do grupo de linhas, por exemplo uma média, variância ou um máximo. As funções analíticas misturam os dois tipos anteriores: devolvem um valor por cada linha, mas esse valor depende do grupo.
Lista de Funções SQL
Obtendo como plataforma a base de dados Oracle, abaixo falarei sobre funções SQL, seus tipos, categorias e listarei todas elas. Com o tempo estarei explicando a funcionalidade, usuabilidade e sintaxe de cada uma delas. Em mais de 90% dos casos, o tratamento de excessões e utilização das funções é comum comparado a outras bases de dados portanto serve como referência não só para Oracle.
Bom basicamente as funções são recursos usados em meio a query SQL
No Oracle, se você chamar uma função SQL passando um argumento de tipo incompatível com o tipo esperado, o sistema tentará converter o argumento para o tipo válido. Se você chamar uma função com um argumento “vazio”, ou seja, NULL, então automaticamente a função retorna NULL.
As funções SQL são divididas em