PROGRAMAÇÃO
Crie a estrutura de diretórios. Em meu caso criei:
D:\fernando\fito\delphi\locadora\sistema
D:\fernando\fito\delphi\locadora\dados
Conexão com o banco de dados
Abra o BDE (Borland Database Engine). Esse é o software da Borland que permite você fazer uma conexão com qualquer tipo de banco de dados (Oracle, SQL Server, Access, Sybase, Paradox etc). O BDE é um software similar ao ODBC da Microsoft (localizado no Painel de Controle do Windows).
Iniciar – Programas – Borland Delphi 7 – BDE Administrator.
Na tela que se abre, clique com o botão direito em Databases e selecione depois em New,
Serão listados todos os bancos de dados para os quais você pode fazer uma conexão. Selecione a opção STANDARD (que corresponde ao banco de dados Paradox) e clique em OK.
No lado esquerdo da tela informe o nome do banco de dados (locadora_3infoX, onde X corresponde a letra de sua turma - A ou B).
Do lado direito da tela, clique na linha Path e em seguida no botão identificado com “...”. Selecione o caminho da pasta dados criado na etapa anterior (em meu caso foi “D:\fernando\fito\delphi\locadora\dados”).
Clique no menu Object e depois em Apply.
Clique em Ok e feche o BDE.
Criando as tabelas do sistema Locadora
Para a criação de sistema de uma locadora, é necessário um estudo da modelagem de dados (definição correta de como armazenar as informações do sistema de maneira que tenhamos a integridade dos dados e boa performance nas consultas). Como essa é uma matéria do 4º ano, vamos apenas utilizar algumas tabelas necessárias para o funcionamento do sistema.
Para a criação das tabelas no banco de dados Paradox, vamos utilizar o Database Desktop, disponibilizado na instalação do Delphi.
Iniciar – Programas – Borland Delphi 7 – Database Desktop.
A primeira coisa que devemos fazer é definir que as tabelas criadas ficarão disponíveis dentro do banco de dados criado anteriormente (locadora_3infoX).