Programação C - Arduino
Engenharia Elétrica – 2013/2
Prof: Paulo Ricardo Cechelero Villa
Disciplina: Programação em C
Arduíno Aluno: Rodrigo Eduardo dos Santos
Palhoça, 25 de Novembro de 2013
1 – Objetivos do Trabalho
O objetivo do nosso trabalho é desenvolver por meio de um Arduino um Sistema de Proteção de Sobrecorrente Microcontrolado, isto é, a implementação de um software responsável pelo monitoramento e atuação em sistema elétrico afim de evitar danos por sobrecorrente.
Arduino é um projeto que engloba software e hardware e tem como objetivo fornecer uma plataforma fácil para prototipação de projetos interativos, utilizando um microcontrolador. É a área da computação em que o software interage diretamente com o hardware, tornando possível integração fácil com sensores, motores e outros dispositivos eletrônicos.
Foi criado em 2005 pelo italiano Massimo Banzi e seus colaboradores em conjunto para auxiliar no ensino de eletrônica para estudantes de design e artistas, ou seja, tendo como principal objetivo de criar uma plataforma de baixo custo para que os estudantes pudessem desenvolver seus protótipos com o menor custo possível. O seu uso é destinado a artistas designers, hobbyistas e qualquer tipo de pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Podemos considerar o Arduino um computador por possuir microprocessador, memória RAM, memória flash (para guardar o software), temporizadores, contadores e outras funcionalidades, existindo dos mais variados modelos. A principal diferença entre o Arduino e um computador convencional além do tamanho, é o fato deste primeiro utilizar diferentes dispositivos de entrada e saída que são usados por meio de circuitos elétricos e eletrônicos.
Com o Arduino podemos ler dados de sensores (temperatura, luz, pressão, etc) e controlar outros circuitos (Lâmpadas, motores, eletrodomésticos, etc) o que