Programação neurolinguistica
por um padre jesuíta em 1500, que traduz muito bem a onda de europeus que chegavam ao Brasil com apetite voraz pela sua abundancia, cada uma concebendo meio de explorar-lhe os recursos.
As substâncias que fomentavam exploração e desenvolvimento variavam ao longo dos séculos, de madeira, pedras e metais preciosos, a gêneros alimentícios como açúcar, café e soja. Hoje com suas recémdescobertas reservas de petróleo e gás natural, o Brasil está prestes a obter extraordinária riqueza explorando seus combustíveis fósseis. Os brasileiros herdaram dessa colonização a desigualdade social e a exploração descuidada dos recursos naturais.
Tomé de Souza foi nomeado primeiro governador geral do Brasil, fundou a capital Salvador. Com ele veio uma comitiva de clérigos, escrivães, arquivistas e outros funcionários que imediatamente instauraram uma burocracia, extorquindo subornos, exercendo favoritismo e a prática de nepotismo. Esse momento é apontado por historiadores brasileiros como início dos problemas históricos do Brasil com a corrupção e a ineficiência do funcionalismo.
É um comentário irônico ou justificativa para desvios morais que vão desde a corrupção politica até a promiscuidade sexual. Ele quis dizer isso porque a sociedade brasileira é tolerante porque ela acredita que sempre tem um lado bom e ruim das coisas, isso pode ser resultante de uma mistura única de valores e práticas europeias e indígenas.
Essa concepção abrange a religião porque o povo brasileiro é muito aberto para as mesmas.
O povo brasileiro valoriza muito a cordialidade e isso chega a ser um traço da nossa personalidade pessoal e até nacional. Existe um ditado popular que diz o seguinte “ no fim, da tudo certo, se não deu é porque não chegamos no fim
O autor fala que o “jeitinho” - atitude enraizada no cotidiano brasileiro – é o conjunto de