programação linear
Princípios e fundamentos em Administração -2º Período
Trabalho de Programação Linear Alunos: Daiany Ventura, Fernanda Rabello, Felipe ribeiro, Suelen Neto, Sabrina Moreira, Veronica Valente
Histórico da Programação Linear
A Programação Linear passou a existir durante a Segunda Guerra Mundial, inventado pelo matemático Russo L. Kantorovich em 1939. L. Kantorovich e T. Koopmans, quando novas tecnologias bélicas levaram à criação de grupos acadêmicos com o objetivo de resolver problemas como o uso eficiente de radares, canhões antiaéreos, escoltas navais, etc. O objetivo era sempre reduzir custos militares e buscar maximizar as baixas inimigas. Para resolver estes problemas, a Programação Linear mostrou-se extremamente útil. Os grupos acadêmicos que a utilizavam eram sempre mantidos secretos até o ano de 1947, após o término da guerra. Foi quando a Programação Linear passou a ser muito usada em empresas com o objetivo de reduzir despesas e maximizar lucros.
O que é Programação Linear
É uma técnica matemática que permite que permite anisar os recursos de produção no sentido de maximizar os lucros e minimizar os lucros.
A programação linear busca a melhor maneira de alocar recursos escassos entre atividades concorrentes: programar a produção para maximizar os lucros, misturar ingredientes de um produto para minimizar os custos, selecionar o portfólio de investimentos, alocar pessoal de vendas em um território ou definir uma rede de transportes intermodais com o menor custo e maior rapidez.
Onde é aplicada
Diversas áreas utilizam a programação linear para apoio a decisão. Dentre as áreas de aplicação estão: planejamento logístico de frotas e rotas, planejamento da produção de longo, médio e curto prazo, decisão em escolha de mix de produtos em manufatura, estratégias operacionais em mineração, siderurgia, petroquímicas, agricultura, decisão de localização de facilidade ou instalação de fábricas ou centros