Programação linear
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de abordar as principais ideias sobre a programação linear: Importancia da Programação Linear, Historia e conceito da Programação Linear.
Palavras-chave: Programação Linear.
1 INTRODUÇÃO
A programação linear é de muita importância, pois com muitas aplicações e em parte, da existência de boas propostas gerais para descobrir soluções. A programação linear é útil para guiar decisões relativas negócios, empresas de engenharia industrial, software e resoluções de vários problemas do mundo atual.
2 HISTÓRIA E CONCEITO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR
O problema de resolver um sistema de inequações lineares remonta pelo menos a Fourier. A primeira programação linear foi desenvolvida por Leonid Kantorovich, um russo, em 1939. Leonid Kantorovich desenvolveu os primeiros problemas de programação linear em 1939 para uso durante a Segunda Guerra Mundial para planejar gastos e retornos, a fim de reduzir os custos para o exército e aumentar as perdas para o inimigo. O método foi mantido em segredo até 1947, quando George B. Dantzig (norte americano) publicou o método simplex e John von Neumann (húngaro) desenvolveu a teoria da dualidade como uma solução de otimização linear. Após a guerra, muitas indústrias encontraram o seu uso em seu planejamento diário.
O problema de programação linear foi exibido pela primeira vez para ser resolvido por Leonid Khachiyan (russo) em 1979, mas um maior avanço teórico e prático no campo veio em 1984, quando Narendra Karmarkar (indiano) introduziu um novo método projetivo para a solução de problemas de programação linear.
O exemplo original de Dantzig era encontrar a melhor atribuição de 70 pessoas para 70 postos de trabalho. O poder de computação necessária para testar todas as permutações de selecionar a melhor atribuição é grande, o número de configurações possíveis excede o número de partículas no universo observável.