Programação JAVA
Portabilidade, sabe o que é? É programar em Windows, Linux, no Mac, pra Web, pra celular, em uma pedra...sem se preocupar com compatibilidade. Como é possível?
Compatibilidade é o que mais atormenta os programadores!
Muito simples, Java não roda no computador! Roda em uma máquina virtual!
O que é o Java? Como surgiu? Para que serve ? Onde posso utilizar? Que programas conhecidos são feitos em Java? É verdade que Java é só moda? Programar em Java é emprego garantido? É a mais fácil? Por que todo mundo tá estudando e falando de Java?
A linguagem de programação Java
O site Programação Progressiva disponibiliza um curso completo de Java, o Java Progressivo.
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos feita na Sun Microsystems, hoje Oracle Corporation, lançada em 1995.
A semelhança da sintaxe do Java com C e C++ não é coincidência, derivou dessas linguagens mesmo. Porém, programar em Java é mais simples, pois é alto nível. Isso quer dizer que não nos preocupamos tanto com detalhes baixo nível, como memória, processamento, ponteiros, lixo etc.
O Java já provém um gerenciamento automático de memória e um coletor de lixo, que facilitam a vida do desenvolvedor, mas consomem mais processamento.
A diferença do Java é que os programas não são compilados diretamente na arquitetura do computadores. Ao invés disso, roda na JVM - Java Virtual Machine, uma máquina virtual, e esta é implementada nos mais diversos dispositivos, o que torna o Java referência quando o assunto é portabilidade.
Em outras linguagens de programação, como em C, o programa é convertido em código de máquina (Assembly) e rodará especificamente na sua máquina. Se tentar rodar em um celular, não irá conseguir, pois é outra 'máquina', outra arquitetura.
Porém, não existe esse 'código de máquina' em Java. O correspondente é o 'bytecode', que é um código que executa na JVM.
Notou a sacada?
Atualmente, 2012, Java é uma das