Programação em Java
Observação de engenharia de software
1.1 - Utiliza uma abordagem de bloco de construção para crias seus programas. Evite reinventar a roda - utilize partes existentes onde quer que possível. Essa reutilização de software é um benefício fundamental da programação orientada a objetos.
1.2 - Ao programar em Java, você geralmente utilizará os seguintes blocos de construção: classes e métodos de bibliotecas de classe, classes e métodos que você mesmo cria e classes e métodos que outros criam e tornam disponíveis para você.
Boa prática de programação
1.1 - Escreva seus programas Java de uma maneira simples e direta. Isso é às vezes chamado KIS ("Keep It Simples", ou seja, "mantenha a coisa simples). Não "estenda" a linguagem tentando usos bizarros.
1.2 - Leia a documentação da versão do Java que você está utilizando. Consulte-a frequentemente para certificar-se de que você está ciente da rica coleção de recursos Java e de que está utilizando esses recursos corretamente.
Dicas de portabilidade
1.1 - Utilizar as classes e métodos da Java API em vez de escrever suas próprias versões melhora a portabilidade de programa, porque esses são incluídos em cada implementação Java.
1.2 - Embora seja mais fácil escrever programas portáveis em Java do que na maioria das outras linguagens de programação, diferenças entre compiladores, JVMs e computadores podem tornar a portabilidade difícil de alcançar. Simplesmente escrever programas em Java não garante portabilidade.
Dica de desempenho
1.1 - Usar as classes e métodos da Java API em vez de escrever suas próprias versões pode melhorar o desempenho de programas, porque eles são cuidadosamente escritos para executar de modo eficiente. Essa técnica também diminui o tempo de desenvolvimento de programa.
Erro comum de programação
1.1 - Erros como divisão por zero ocorrem durante a execução de um programa, por isso são chamados de erros de runtime ou erros de tempo de execução. Erros de tempo de execução fatais fazem com